Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

HOMENAGEM DO PROFESSOR NATANAEL CARSOUS PELOS 55 ANOS DE PALESTINA


O município de Brejo está repleto de pessoas extraordinárias, talentosas e solidárias. Tenho certeza que o povo de Brejo é motivo de orgulho por sua luta diária e por sua simplicidade natural. Entre esses povo, hoje gostaria de parabenizar o povo da região de Palestina, onde moram boa parte de meus amigos e familiares. Hoje esse povo, nós, comemoramos 55 anos da fundação do povoado Palestina, lugar de pessoas trabalhadoras.
O meu desejo é que Palestina cresça para que as pessoas, (idosos, crianças e adulto) tenham a cada dia um lugar melhor para viver e ser mais feliz, que tenham um lugar de sonhos e que esses sonhos sejam possíveis!

Parabéns povo de Palestina pelos nossos 55 anos de existência!
Votos do Professor Natanael Carsous

sábado, 2 de novembro de 2019

Secretário da Prefeitura de Bernardo do Mearim (MA) é preso com mala cheia de dinheiro em São Luis


O secretário de finanças da Prefeitura de Bernardo do Mearim (MA), Daniel Bergue Monteiro Marques, foi preso, na terça-feira (29), pela Polícia Militar quando passava pela barreira policial da Estiva, em São Luís, com uma mochila cheia de dinheiro. Daniel viajava em uma van que faz transporte de passageiros de São Luís a Pedreiras.
Ao todo o secretário transportava 33.400,00, ( trinta e três mil e quatrocentos reais. Ao ser abordado ele ficou nervoso e não soube informar a origem do dinheiro. Daniel afirmou ao policiais que levaria o dinheiro até um hotel aqui na capital para entregar a uma pessoa que estaria lhe aguardando.
Daniel e o dinheiro apreendido foi encaminhado para a delegacia do bairro Maracana. O secretário foi ouvido e depois liberado. O delegado Renato Fernandes de Sousa, que fez a apreensão do dinheiro e determinou a abertura de inquérito para investigar o caso.

Fonte: Jornal Pequeno

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Políticos não tradicionais lideram levantamento para prefeitura de São Bernardo




Nova enquete revela que a disputa pela prefeitura de São Bernardo está entre dois nomes não-tradicionais da política local. O primeiro colocado, pastor Welbert Couto, do Democracia Cristã, cresceu 0,2% – de 25,7% para 25,9% nesta última pesquisa. Já o segundo colocado, Francisco Costa, registrou queda de 8,9%, mas ainda figura nas primeiras posições com 22%. Ambos não têm carreira política e é a primeira vez que disputam o cargo no Executivo municipal. Isto revela que os bernardenses ainda têm aflorado o desejo por mudanças e renovação na gestão da cidade.

Na terceira colocação ficou o atual prefeito, João Igor, com 18,4% – 0,1% a menos que na última enquete. Monteiro da Farmácia, candidato do grupo que governou a cidade por 40 anos, alçou a quarta posição com 10,2% – 1,4% a menos que a última enquete. O candidato Nonatinho apresentou o maior crescimento do levantamento, passando de 3,2% para 8,7% – alta de 5,5%.

Mas últimas posições estão Junior Esperança com 8,1% das intenções – alta de 4,5% em relação à última enquete – e Zequinha do Protetor, que se manteve estável na última colocação com 1,8%. Brancos e nulos somam 4,8%.

Esta enquete não possui valor científico, pois não cumpre os requisitos e metodologias de uma pesquisa de opinião. É apenas um meio para medir a temperatura da disputa eleitoral do próximo ano.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Bernadense, veja como participar ativamente do controle social da cidade


Democracia vem do grego demos, que significa "povo" e kratos, que significa "poder" – portanto, poder exercido pelo povo. Mas por que a maioria dos brasileiros têm a percepção de somente serem importantes no momento do voto e depois das eleições se percebem desprestigiados? Porque muitos estão ativos somente no período de campanha e depois disso deitam eternamente em berço esplêndido.

A pergunta que não quer calar é: mas como posso participar ativamente após as eleições? Simples, fiscalize o governo municipal e a Câmara de Vereadores da cidade por meio do portal da transparência, participe das audiências públicas e sessões deliberativas do Legislativo municipal, faça parte dos órgãos de controle social como conselhos tutelar, de saúde e educação, e se envolva na associação de moradores do seu bairro.

Viu como se exerce a cidadania no seu município? Não à toa que cidades com os maiores índices de desenvolvimento humano e indicadores sociais são também aquelas em que a população é ativa politicamente.

Os conselhos municipais de saúde e educação, por exemplo, monitoram as verbas destinadas à área, monitoram a execução das ações da prefeitura, formulam metas e diretrizes. A composição dos conselhos é garantida por Lei com 50% de usuários (cidadão comum e suas entidades representativas), 25% de profissionais (médicos, enfermagem, nutricionistas e etc) e 25% de gestores (membros das secretarias da prefeitura e diretores instituições públicas).

"O povo precisa ter consciência política para não cair no engodo daqueles que prometem melhorias e entregam migalhas. É preciso entender que não só os eleitos fazem política, mas a população também tem o poder de controle e fiscalização. Quanto maior a participação nos espaços públicos, melhor a cidadania", disse o pré-candidato à prefeitura de São Bernardo pelo Democracia Cristã, Welbert Couto.

Couto ressalta ainda que gestões anteriores à atual cegaram a população bernardense de tal forma que o povo não conseguia exercer seu papel fiscalizador. "As máscaras do antigo grupo que controlava a cidade caíram. Agora sim, o povo tem consciência do que está acontecendo e de como contribuir para a democracia. A população de São Bernardo não aceita mais cair nas teias dos maus gestores", disse.

domingo, 27 de outubro de 2019

Ferramenta anti-corrupção, portal da transparência é pouco utilizado pelos bernardenses



Você sabe para onde o dinheiro do imposto que você paga vai? Regulamentada em 2011, a Lei de Acesso à Informação - LAI possibilita aos cidadãos a obtenção de documentos e informações públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

A Lei assegura que o órgão acionado ofereça a resposta em até 20 dias, prorrogáveis por mais dez. O requerimento do cidadão não precisa ter justificativa prévia, a menos que a informação esteja sob sigilo previsto em lei.

Em São Bernardo, o portal da transparência pode ser acessado em www.saobernardo.ma.gov.br/esic/. Nele você faz um cadastro simples e na sequência requisita, por exemplo, informações sobre destinação de recursos, salários dos servidores e gestores, valores de contratos, informações sobre obras e muito mais. Recomenda-se à população que faça perguntas objetivas e específicas, facilitando ao servidor do portal a procura da informação.

Principal ferramenta de controle popular, o portal da transparência é pouco utilizado pelos bernardenses. Em recente consulta, verificou-se que em 2019 existem cerca de 12 protocolos no portal. Este volume é baixíssimo quando comparado a outros municípios maranhenses. Ou seja, sem o controle efetivo do povo, o governo se sente confortável para fazer a destinação dos recursos como bem entender.

O pré-candidato do Democracia Cristã à prefeitura de São Bernardo, Welbert Couto, ressalta que a transparência é a principal ferramenta do povo contra a corrupção. "Os bernardenses precisam utilizar este meio de fiscalização. Uma gestão transparente passa, necessariamente, pelas vistas da população pagadora de impostos. Nosso governo será o mais transparente possível, respeitando os recursos do povo", disse.

sábado, 26 de outubro de 2019

Conservador e cristão, Welbert Couto defende valorização da família



Recente pesquisa do Instituto Real Time aponta que 70% da população brasileira é conservadora. Este contingente populacional é muito grande para ser desconsiderado quando setores ligados ao globalismo e progressismo tentam enfiar goela a baixo pautas como a descriminalização do aborto e drogas, polifamília, ideologia de gênero e vitimização de criminosos.

O pré-candidato do Democracia Cristã à prefeitura de São Bernardo, Welbert Couto, revela que está alinhado ao conservadorismo pela valorização da família. "A célula máter da sociedade, instituída por Deus, vem sofrendo ataques seríssimos. Quando trouxermos a valorização e o fortalecimento da família para o cerne do governo local, conseguiremos dar o primeiro passo para a mudança", disse.

Pesquisa da Unifesp revela que 28 milhões de famílias no Brasil sofrem com a questão da dependência das drogas. Deste total, 58% tem afetada a habilidade de trabalhar ou estudar e 29% são pessimistas quanto ao futuro.

De acordo com Welbert Couto, a facilidade do acesso às drogas tem sido a porta de entrada da destruição nos lares, mas é possível reverter esse cenário.

"Precisamos de duas ações imediatas nesse sentido. Uma preventiva, que crie condições de educação e emprego para os jovens e suas famílias, e outra tratativa, visando retirar o indivíduo do vício e resignificar sua existência, com suporte integral a toda sua parentela. Desta forma iniciaremos a reconstrução de São Bernardo", afirma Welbert Couto.

Quanto a impunidade aos criminosos, Couto afirma que estão sendo pensadas medidas para fortalecer o sistema de segurança pública no município. "Queremos, junto ao governo estadual, trazer aparato tecnológico para combater o crime no município. Já existem projetos-piloto em outros municípios brasileiros que vale a pena implantarmos aqui".

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Quando o gestor é bom, o município prospera


Muitos municípios brasileiros vivem à beira do colapso social e fiscal devido à má gestão dos recursos humanos e públicos. Entretanto, existem exemplos exitosos de gestores locais que criaram mecanismos de modificação da estrutura social dominante. É o caso de Valente, cidade do leste baiano. A população é estimada pelo IBGE em 28,5 mil habitantes e possuía, até alguns anos, mais de 65% deste contingente em situação de extrema pobreza.

Com alta concentração de propriedades fundiárias, a gestão municipal se uniu à Associação de Pequenos Agricultores do Município de Valente para incentivar a produção e comercialização de fibra de sisal – principal insumo local –, bem como seus derivados.

Além disso, a associação desenvolveu várias outras iniciativas, entre elas a criação de supermercado para comercialização dos produtos de pequenos agricultores; a criação de programas voltados à capacitação do pequeno produtor; o estímulo e busca de alternativas para a adoção da energia solar como fonte energética na região; e a criação de uma Escola Agrícola Familiar, que adota a pedagogia de alternância, ou seja, as crianças alternam períodos na escola – regime de internato – e períodos em casa.

Como resultado, o município conseguiu retirar da condição de indigência mais da metade das famílias, que se tornaram participantes do processo de extração, produção e comercialização de produtos derivados do sisal. Ao criar estas oportunidades, a consequência imediata foi o reaquecimento da economia local, possibilitando crescente melhora na distribuição de renda e qualidade de vida dos mais pobres.

*Comunidade à frente de projetos* – Já no estado do Ceará, foi desenvolvido, junto às administrações regionais o programa São José, que atua na distribuição de crédito para projetos locais. A principal fonte de recurso é o Fundo Municipal de Apoio Comunitário - Fumac. Para obter recursos desse fundo, as associações comunitárias encaminham propostas aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável por intermédio da Comissão Comunitária São José - CCSJ (majoritariamente composta pela sociedade civil, com membros da comunidade beneficiada).

Após aprovação, as propostas são encaminhadas aos órgãos do governo estadual co-participantes ou às ONGs, para elaboração de subprojetos nas suas respectivas áreas de competência, com aprovação técnica e encaminhamento à Secretaria de Planejamento do estado para análise de viabilidade financeira e liberação dos recursos.

*Produção manual* – À 700 km de distância do Ceará está o município de Belágua no Maranhão, um recente exemplo de como a economia manufatureira ainda pode mudar a realidade social de uma cidade. Impulsionada por programas sociais locais, a cidade maranhense trabalhou incansavelmente no incentivo à produção artesanal e venda de farinha de mandioca.

Antes, se identificavam famílias que passavam o dia sem alimento ou tinham só uma refeição por dia. A chegada da internet ao município, por exemplo, ajudou a aumentar o número de cadastros no Bolsa Família de 642 para mais de 1.200. Com a garantia de sustento oferecida pelo programa, o pequeno agricultor, que antes produzia mandioca para subsistência e troca de mercadorias, agora usa o dinheiro das vendas para melhorar a vida da família.

“Hoje, a gente vê que o pobre consegue ter alimento, comprar, fazer feira. Não existia isso antes aqui. Não só pelo Bolsa Família, mas pela vontade de querer crescer e até de deixar de ser um beneficiário do programa. O forte de Belágua é a mandioca e assim tem sido. Antigamente, funcionava o escambo aqui. Se produzia farinha para trocar pelo arroz, pelo feijão. Eles iam no comércio e trocavam. Hoje, a farinha está sendo comercializada. O pequeno produtor rural consegue vender a farinha, ganhar dinheiro e investir em um benefício para a família dele”, afirmou a responsável à época pela área de Assistência Social do município, Jeanne Saraiva.

*Alternativa aos municípios* – Muitos mau gestores regionais apelam à manutenção da estrutura social para conseguir eternizar currais eleitorais. Entretanto existem saídas para os bons administradores municipais que sofrem com a falta de financiamento para obras públicas. As Parcerias Público-Privadas são um exemplo disso. As PPPs, como são chamadas, têm o objetivo de oferecer serviços de qualidade à população por um longo período de tempo.

É neste tipo de parceria que o setor privado projeta, financia, executa e opera determinada obra ou serviço, objetivando o atendimento da demanda social. Em contrapartida, o setor público contribui com os serviços já prestados à população, dividindo o financiamento e os resultados. Este tipo de cooperação é muito útil para comunidades que não dispõem de serviços essenciais de infraestrutura básica, como os de saneamento. Muitos municípios não possuem rede de águas pluviais, nem tratamento de água e esgoto, por exemplo, dependendo exclusivamente de poços artesianos.

Para qualquer governo municipal, a execução de obras com parceiros da iniciativa privada acaba liberando recursos para aplicação em outras obras.

Além disso, se o gestor municipal possui bom relacionamento com o setor empresarial local, pode fazer concessões em taxas, impostos e tributos, visando facilitar a ampliação comerciária regional, impulsionando a criação de novos postos de trabalho. Já dizia o presidente norte-americano Ronald Regan, “o melhor programa social é um emprego”. 

*Mudança política em São Bernardo* - O pré-candidato à prefeitura bernardense pelo Democracia Cristã, Welbert Couto, afirma que está inspirando-se no que há de melhor em gestão de políticas públicas municipais para o seu programa de governo.

“Durante décadas, as ações do governo desta cidade foram niveladas por baixo. Oferecem ao povo migalhas e os fazem acreditar em pseudo-conquistas. Nós vamos mostrar que um governo liberal, que chama os atores sociais envolvidos, como empresários, líderes comunitários e igreja, obtém bom êxito na execução de políticas públicas que realmente funcionam”.

Ainda segundo Couto, caso chegue à chefia do Executivo municipal quer estabelecer parcerias duradouras com o setor privado para resolver o problema do emprego e, assim, fomentar o aquecimento da economia.

(Com informações FVG, PasseiWeb e Globo)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Pré-candidato, Welbert Couto lança propostas para São Bernardo




Redução do déficit fiscal e da máquina pública; parceria com o setor privado para geração de empregos; fortalecimento das instituições públicas de segurança; combate à corrupção; valorização profissional e mais recursos para saúde e educação. Estes são os pilares do programa de governo do pré-candidato do Democracia Cristã à prefeitura de São Bernardo, pastor Welbert Couto.

"A cidade está abandonada. Todos os dias ouço reclamação de falta de água, do péssimo atendimento de saúde e da escassez de emprego. A população não aguenta mais. Mais quatro anos assim e o êxodo populacional será tão grande que só vão restar os atuais grupos políticos governando para si mesmos", afirma Couto.

Segundo dados do IBGE, 53,8% da população bernardense vive com até meio salário mínimo. Por conta dessa precarização da subsistência, o índice de internações por diarréia, por exemplo, é de 16,7 pessoas por mil habitantes, fruto da falta de saneamento básico para 89,9% da população.

"Quem tem o poder de dar um basta a tudo isso é a população, que tem o poder do voto. Nosso projeto de governo tem o compromisso de estabelecer parcerias público-privadas para resolver a questão do saneamento e saúde. Além disso, contamos com o apoio de inúmeros empresários dispostos a ajudar-nos na geração de postos de trabalho. O maior programa social dessa gestão será emprego para todos. Vamos juntos reconstruir São Bernardo", diz o pré-candidato, Welbert Couto.

domingo, 20 de outubro de 2019

São Bernardo quer renovação política já




Há anos nas mãos de grupos políticos que se revezam vez após outra no poder, São Bernardo hoje sofre com os mesmos sintomas do passado. Falta saúde de qualidade, segurança pública, educação, saneamento básico e uma série de outras coisas que, pela inexistência, colocam em xeque a dignidade dos bernardense.

Assim como em todo o Brasil nas últimas eleições, o povo de São Bernardo demonstra o desejo de mudança. No cenário nacional, por exemplo, o Legislativo Federal federal renovou 47,3% na Câmara e 80% no Senado. Nos governos estaduais, somente 10 mandatários conseguiram a reeleição, ou seja, houve renovação em outras 17 unidades da federação.

Dos nomes que surgem para as eleições municipais de 2020 em São Bernardo, muitos estão ligados à velha política ou a partidos que, historicamente, não têm compromisso com o povo brasileiro, mas sim com seus desejos obscuros do poder pelo poder. 

Alguns nomes não políticos têm se apresentado. A pré-candidatura do pastor Welbert Couto pelo Democracia Cristã chama atenção, porque além de ser um outsider – fora do establishment –, é uma pessoa ligada a trabalhos sociais pré-existentes ao período de eleições. 

Presidente do Instituto Cerc, Welbert Couto já realizou inúmeras ações sociais no município, além de proporcionar às famílias de baixa renda a possibilidade de comprar produtos e serviços com excelente desconto por meio do cartão "Amigos do Projeto Cerc". Este está presente em mais de 30 municípios do Maranhão.

Couto já adotou como slogan da sua pré-candidatura o lema: "Juntos, reconstruindo São Bernardo". Segundo o pastor, já existe uma equipe de especialistas pensando e trabalhando por projetos em favor do povo bernardense. 

"Eu não me coloquei à disposição do partido por fama ou por poder. Quero ampliar o trabalho social que eu já realizo em benefício desta população que sofre há muito tempo. Nossa equipe está estudando as melhores alternativas para reduzirmos o déficit fiscal do município, gerar empregos, melhorar a saúde e até a qualidade da água que sai da torneira. Conclamamos a população de bem para se juntar a nós, contribuindo com propostas para reconstruir essa cidade. A velha política já pode ir se despedindo desta cidade. Quando o novo chegar, eles nunca mais colocarão as mãos no poder novamente", disse.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Democracia Cristã lança pré-candidatura de Welbert Couto à prefeitura de São Bernardo (MA)



Democracia Cristã lança pré-candidatura de Welbert Couto à prefeitura de São Bernardo (MA)

De perfil liberal na economia e conservador nos costumes, o pastor Welbert Couto se lança pré-candidato à prefeitura de São Bernardo (MA) pelo partido Democracia Cristã. Com trabalho social sério e já consolidado no município e estado, o pastor visa levar ao Executivo bernardense projetos inovadores nas áreas da educação, saúde, economia e segurança pública.

Natural de São Bernardo (MA) e filho de Graça Couto, o pastor Welbert afirma ter equipe capacitada e projetos modernos que podem reverter a situação da cidade.

"Nosso compromisso está pautado em políticas sociais que realmente funcionem. Nossa candidatura vai para além da disputa do poder pelo poder. Queremos melhorias reais e tangíveis, por isso não faremos acordos com a velha política que governa este município há anos. Esta candidatura representa a nova política que já deu sinais de renascimento desde as eleições gerais do ano passado".

Ainda segundo Couto, presidente do Instituto Cerc, o projeto já tem contribuído com parte da população de baixa renda do estado por meio do projeto Cartão de Descontos Amigos do Projeto Cerc, que oferece produtos e serviços a um preço acessível e está presente em pelo menos 38 municípios maranhenses.


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

URGENTE! TSE determina nova eleição em Bela Vista do Maranhão

URGENTE! TSE determina nova eleição em Bela Vista do Maranhão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente um recurso do prefeito de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), manteve a cassação do comunista e da sua vice, Vanusa Santos (MDB), e determinou a realização de nova eleição no município.
O relator do caso foi o ministro Sérgio Silveira Banhos.
Orias e sua vice elegeram-se em 2016, mas foram cassados por abuso de poder e conduta vedada no pleito, após denúncia de José Augusto Veloso Filho, candidato a prefeito derrotado, e da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE-MA). A decisão de primeiro grau foi mantida também pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e, agora, pelo TSE.
Segundo a ação, Orias Mendes e Vanusa Santos utilizaram-se da máquina pública para obter vantagem ilícita para sua candidatura, contratando 35 pessoas para exercerem cargos públicos, sem seletivo ou concurso público, entre julho e agosto do ano da eleição.
“Essa conduta causou severo desequilíbrio na disputa entre os candidatos no pleito, que foi vencido pelos representados com margem de 0,68%, 45 votos de diferença”, diz a PRE.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Inusitado: Homens invadem velório e atiram na cabeça do morto em Imperatriz


O velório era de Pedro Brito, o "Pedim", morto em confronto com a polícia.
Familiares e vizinhos se assustaram com o 
ocorrido na madrugada desta quarta-feira (25), quando dois homens invadiram o velório de Pedro Brito e atiraram contra a cabeça do cadáver.
Segundo relatos, foram pelo menos cinco tiros dentro da residência onde acontecia o velório.
Pedro Brito era considerado de alta periculosidade, inclusive, era suspeito de três homicídios, incluindo a do PM Wanderson Monteiro, morto durante assalto em uma loja de celulares.

Fonte: Portal JG

Eleições 2020 agitam início de semana em São Bernardo (MA)


Enquete publicada na internet serviu de termômetro para as próximas eleições em São Bernardo (MA). Com cerca de 250 participações em duas horas, a pesquisa online apontou empate técnico entre dois nomes fora do establishment. Francisco Costa obteve 30,9% das intenções de voto, enquanto o pastor Welbert Couto ficou com 25,7%.

Na sequência apareceram o atual prefeito João Igor com 18,5%; Monteiro da Farmácia com 11,6%; Junior Esperança com 3,6%; e Zequinha do Protetor com 2,4%. Brancos e nulos representaram 3,2% das intenções.

Por não ser uma pesquisa de opinião feita com base na metodologia adequada para este tipo de análise, o resultado da enquete não sacramenta a vitória de Costa, mas coloca à frente da disputa dois nomes pertencentes a novos grupos políticos da cidade. Ou seja, os bernardenses seguem a tendência atual de não eleger políticos tradicionais, mas dão chances aos novos projetos.

O pastor Welbert Couto, que é presidente da Comunidade Evangélica Regenerados em Cristo - Cerc, afirma que sua pré-candidatura representa um projeto de governo voltado à população de São Bernardo, que padece há anos nas mãos de grupos políticos que querem apenas estar no poder.

"Já temos uma equipe de especialistas trabalhando no diagnóstico do município. Estamos coletando dados oficiais e formulando políticas públicas para resolver os problemas dos bernardenses. Chega de olhar para o próprio umbigo. Precisamos de um governo que cuide de seus governados", disse.

Couto ressalta que está trabalhando com quatro prioridades para o município. "Vamos resolver o problema do emprego, que, sem dúvidas, é o melhor programa social que existe. Temos um olhar especial para a saúde, com projetos viáveis nos âmbitos preventivo e curativo. Na educação nosso foco é melhorar a taxa de escolarização, evasão escolar e notas do IDEB. Por fim, estamos estudando projetos de sucesso em outros municípios na área de segurança pública. Não aceitaremos a impunidade e a pactuação com o crime, práticas da velha política".

*Rota eleitoral* - Segundo dados do IBGE, São Bernardo possui mais de 28 mil habitantes. Destes, cerca de 17 mil são eleitores. Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral, somente em municípios com mais de 200 mil habitantes há possibilidade de segundo turno nas eleições majoritárias. Portanto, independente de alcançar maioria absoluta, ou não, quem obtiver mais votos leva a vaga no Executivo da cidade.

Eleições 2020 agitam início de semana em São Bernardo (MA)


Enquete publicada na internet serviu de termômetro para as próximas eleições em São Bernardo (MA). Com cerca de 250 participações em duas horas, a pesquisa online apontou empate técnico entre dois nomes fora do establishment. Francisco Costa obteve 30,9% das intenções de voto, enquanto o pastor Welbert Couto ficou com 25,7%.

Na sequência apareceram o atual prefeito João Igor com 18,5%; Monteiro da Farmácia com 11,6%; Junior Esperança com 3,6%; e Zequinha do Protetor com 2,4%. Brancos e nulos representaram 3,2% das intenções.

Por não ser uma pesquisa de opinião feita com base na metodologia adequada para este tipo de análise, o resultado da enquete não sacramenta a vitória de Costa, mas coloca à frente da disputa dois nomes pertencentes a novos grupos políticos da cidade. Ou seja, os bernardenses seguem a tendência atual de não eleger políticos tradicionais, mas dão chances aos novos projetos.

O pastor Welbert Couto, que é presidente da Comunidade Evangélica Regenerados em Cristo - Cerc, afirma que sua pré-candidatura representa um projeto de governo voltado à população de São Bernardo, que padece há anos nas mãos de grupos políticos que querem apenas estar no poder.

"Já temos uma equipe de especialistas trabalhando no diagnóstico do município. Estamos coletando dados oficiais e formulando políticas públicas para resolver os problemas dos bernardenses. Chega de olhar para o próprio umbigo. Precisamos de um governo que cuide de seus governados", disse.

Couto ressalta que está trabalhando com quatro prioridades para o município. "Vamos resolver o problema do emprego, que, sem dúvidas, é o melhor programa social que existe. Temos um olhar especial para a saúde, com projetos viáveis nos âmbitos preventivo e curativo. Na educação nosso foco é melhorar a taxa de escolarização, evasão escolar e notas do IDEB. Por fim, estamos estudando projetos de sucesso em outros municípios na área de segurança pública. Não aceitaremos a impunidade e a pactuação com o crime, práticas da velha política".

*Rota eleitoral* - Segundo dados do IBGE, São Bernardo possui mais de 28 mil habitantes. Destes, cerca de 17 mil são eleitores. Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral, somente em municípios com mais de 200 mil habitantes há possibilidade de segundo turno nas eleições majoritárias. Portanto, independente de alcançar maioria absoluta, ou não, quem obtiver mais votos leva a vaga no Executivo da cidade.

Créditos foto: Wilbert Castro

terça-feira, 10 de setembro de 2019

TECNOLOGIA: AGÊNCIA DO BB DE CHAPADINHA RECEBE MÁQUINAS NOVAS QUE FAZEM DEPÓSITOS IMEDIATO SEM ENVELOPE

A Agência do Banco do Brasil de Chapadinha recebeu nesta semana duas máquinas (caixas eletrônicos) de última geração para compor o parque tecnológico do autoatendimento  da agência. São duas máquinas conhecidas tecnicamente como Cashs recicladoras, elas tem como benefício principal a possibilidade do próprio cliente efetuar depósitos on line sem necessidade de envelopes, ou seja, elas reconhecem eletronicamente os valores das cédulas e creditam imediatamente o valor na conta. Os valores depositados nesse sistema já ficam disponíveis para saque, evitando assim que os caixas fiquem sem numerário por muito tempo como em fins de semana e feriadões. Na região apenas Chapadinha e Itapecuru receberam esse tipo de equipamento. Em um futuro bem próximo não haverá mais envelopes para processamento, e com isso certamente haverá redução de mão de obra (o que já ocorre).


quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Deputado Federal Pr Gildenemyr viaja a Parnaíba a convite de Bolsonaro

O deputado federal Pr Gildenemyr (PL) está hoje em Parnaíba PI juntamente com a comitiva do Presidente Jair Bolsonaro a convite do mesmo para visita oficial àquela cidade. O deputado sobrevoou o Delta do Parnaíba e os Tabuleiros  irrigados em companhia do presidente e ministros. Bolsonaro veio a convite do prefeito Mão Santa PSC para as programações alusivas aos  175 anos de emancipação da cidade de Parnaíba.

domingo, 11 de agosto de 2019

IRMÃO DOUGLAS PARABENIZA TODOS OS PAIS CHAPADINHENSES


Parabéns a todos os papais, Deus conceda sabedoria a eles para desempenhar bem a missão de ser Pai.

É o que deseja o seu amigo e irmão DOUGLAS.

sábado, 22 de junho de 2019

Ex-Prefeito é condenado a 8 anos de cadeia por desvios de dinheiro público

Prefeito Jadson Lobo

A pedido do Ministério Público do Estado do Maranhão, na pessoa do Promotor Fábio Santos, a justiça da Comarca de Bom Jardim condenou, a mais de 8 anos de prisão, o ex-prefeito de São João do Caru, Jadson Lobo Rodrigues por desvios de recursos públicos. 

As informações são do Blog Minuto Barrra.
Segundo o promotor Fábio Santos, o então prefeito Jadson Lobo, realizou diversas transações bancárias sem autorização legal, bem como teria realizado a contratação de serviço contábil sem o devido procedimento licitatório e, teria, deixado de prestar informações técnicas ao órgão ministerial.
Jadson Lobo contratou a empresa HADAD MENDES DE SOUSA sem licitar, e transferiu para a conta da mesma valores que chegaram a R$ 200.000,00. Chamado para prestar esclarecimentos, o ex-prefeito disse ao juiz que, o contrato celebrado teria sido antecedido de licitação, no entanto, não juntou nenhuma prova de sua alegação.
Testemunhas foram convocadas para prestarem esclarecimentos, sendo elas; Ideilson Pereira, Afrânio Paes de Melo e Raimundo Nascimento Costa, e disseram que na sede da prefeitura de São João do Caru não foram encontrados documentos referente à eventual licitação para a contratação de serviços de contabilidade.
Para o juiz, o gestor público não pode confundir a contratação direta com a livre atuação do administrador público, que, como prefeito e gestor de verbas públicas deve-se pautar nas normas legais. “Não se pode, entretanto, confundir a contratação direta com a livre atuação do administrador público, que, como gestor de verbas que pertencem à coletividade, deve se pautar nas normas e nos procedimentos administrativos e legais que asseguram a prevalência do interesse público”, afirmou o magistrado.
Ainda em sua sentença, o juiz Bruno Barbosa disse, que, o prefeito transferiu valores da conta da prefeitura para a sua própria conta e de outros titulares. “Com efeito, exsurge dos autos que o réu, à época que exerceu o cargo de Prefeito Municipal de São João do Caru/MA, realizou transferências bancárias de valores pertencentes ao Município diretamente para sua conta bancária, bem como para a conta de outros titulares, sem qualquer autorização e justificativa para tanto, fato este devidamente comprovado”, disse o juiz destacando a acusação do promotor Fábio Santos.
O juiz disse ainda, ter ficado evidenciado de que o então prefeito Jadson Lobo se apropriou das verbas públicas daquele município. “Portanto, restou evidenciado que o acusado apropriou-se de rendas públicas em benefício próprio e de terceiros”, disse Dr Bruno Barbosa.
O total de transferências ilegais chegaram ao valor de R$ 1.449.875,47, que segundo o juiz, o crime foi praticado contra o município pobre. No final de sua sentença, o juiz condenou o ex-prefeito a cinco anos de proibição para concorrer a cargos eletivos, contratar com o poder público ou exercer função pública.
A justiça determinou ainda, a devolução de R$ 1.449.875,47 aos cofres públicos, valor este referente às transferências irregulares realizadas durante a gestão do então prefeito Jadson Lobo.
PRISÃO
“Logo, fixo a PENA DEFINITIVA privativa de liberdade em 3(três) ANOS E 3(TRÊS) MESES DE RECLUSÃO”.
“Diante dessas considerações, tomo uma das penas aplicadas(já que idênticas) e elevo em 2/3(levando em consideração o número de crimes praticados-mais de 50), TORNANDO DEFINITIVA A PRIVATIVA DE LIBERDADE EM 5(CINCO) ANOS E 5(CINCO) MESES DE RECLUSÃO”.
Total: 8(oito) anos e 5(cinco) meses de prisão.
O jornalista Gildásio Brito conversou com o Promotor Fábio Santos, onde disse, que mais um corrupto foi condenado em sua Comarca e que vai recorrer da pena, pois, achou pequena perante o tamanho do crime contra os cofres públicos praticados pelo ex-prefeito de São João do Caru.
Vale ressaltar a atuação do Ministério Público e da Justiça na Comarca de Bom Jardim, onde já condenou e mandou prender prefeitos(as) e ex-prefeitos e vereadores. Esta denúncia de São João do Caru, foi protocolada pelo Promotor Fábio Santos em 2018, onde mostra celeridade no Judiciário daquela comarca.

terça-feira, 4 de junho de 2019

URGENTE; BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIAS BANCARIAS EM SÃO BERNARDO-MA

URGENTE; BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIAS BANCARIAS EM SÃO BERNARDO-MA



Madrugada de terror em São Bernardo, bando fortemente armados explodem caixas eletrônicos das agências bancárias do Brasil e Bradesco e ainda metralharam a viatura da Polícia Militar. 

Segundo informações da Polícia, o bando chegaram efetuando tiros de Escopeta calibre 12, pistola e fuzil, uma parte do grupo foram até pelotão da Polícia Militar e efetuaram vários disparos na viatura. Enquanto isso a outra parte do bando explodiam os caixas eletrônicos das agências bancárias do Bradesco e do Banco do Brasil.

Os moradores próximo as agências bancárias que tiveram os caixas explodidos  relatam que foram momentos de muito pânico devido os artefatos usados nas explosões.  Toda esta ação criminosa aconteceu nesta madrugada de terça-feira (04/06/19). Não à informações de feridos.








Fonte: portal Romério Carvalho

sábado, 1 de junho de 2019

Condutor leva multa por balançar a cabeça no Piauí


Condutor leva multa por balançar a cabeça no Piauí. Confira!
Sugere suposta multa que circula na web

Uma suposta multa que teria sido aplicada em Tersina (PI), circula nas redes sociais, mostrando o exagero e rigor em punir motoristas na capital piauiense.

Na imagem existe uma descrição como observação que diz:
"Condutor passou balançando a cabeça e reclamando da viatura. Desviando totalmente sua atenção do trânsito". Até este momento a prefeitura de Teresina não se pronunciou sobre o fato e nem tivemos acesso ao setor responsável para verificar a veracidade.

Internautas fizeram brincadeira da situação nas redes sociais sem querer acreditar no absurdo.

Em Teresina agora é assim: se vc balançar a cabeça ao dirigir, toma multa!!!
😂😂😂😂😂😂😂
É uma farra!!! 
Em Teresina, pra vc não ser multado, não tire o carro da garagem...😂😂😂👇👇👇👇👇

Edição: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

quarta-feira, 15 de maio de 2019

ENTREVISTA COM NATANAEL CARSOUS PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BREJO

ENTREVISTA COM NATANAEL CARSOUS
PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BREJO


Professor de carreira, filho de Brejo do povoado Palestina, Natanael Carsous tem sido considerado por muitos um nome novo e com chances de ascensão política fazendo frente a um desejo comum do atual eleitorado já saturado com a política partidária mergulhada em tantos escândalos.
O Blog procurou o professor Natanael para uma entrevista. Veja abaixo na íntegra.

BPF: - Natanael, fale da suas origens, formação e experiências profissionais?
R: Sou de Família Evangélica, meu Pai é Sr. João Vieira e Mãe Carmelita Carvalho, sempre morei em Palestina, um povoado do Município de Brejo. Estudei sempre em Escola Pública, em Brejo Fiz o ensino médio no Colégio Diocesano, fiz Graduação em Matemática pela Univima/UFSC e terminei meu mestrado em Matemática pela UEMA neste ano de 2019.
Atuo como professor do ensino médio pelo Centro de Ensino cândido mendes em Palestina, e também pelo município na Unidade Integrada Prefeito Elias em Palestina.

BPF:- O que lhe inspirou a entrar para a militância política?
R: Eu sempre gostei de política, não pra entrar na militancia, no entanto com os rumos que a política municipal vem tomando, percebi que faltava alguém diferente, franco, que não tenha medo de falar a verdade para o povo, mesmo que isso signifique perder votos.


BPF- Na sua opinião, ainda é possível ser político e não ser corrupto?
R: Sim, Basta querer ser honesto. Na minha opinião as pessoas mais honestas deveriam estar na política e não o contrário. Infelizmente não é o que ocorre, mas podemos mudar isso. Eu creio.

BPF:- A população mais carentes da sua região tem sido assistida pelo poder público?
R: Quando se fala em serviço público a coisa está feia em todo lugar, não é diferente na minha região. Muitos políticos crêem que o que ganha voto é dinheiro e portanto preferem oferecer serviços ruins para fazer caixa 2, Nesse contexto quem sofre mais é exatamente os mais carentes.

BPF:- Como você analisa a atual gestão da cidade de Brejo.
R:Todo gestor que tem noção de que ele é um servidor e portanto deve servir o povo, deve pautar seus projetos ouvindo de fato quais os anseios da população, não vejo isso em Brejo. Faz-se um serviço, me parece, para agradar exclusivamente aliados políticos mais próximos e não ao povo. Eu posso garantir que BREJO MERECE MAIS.

BPF:- Sobre Alianças políticas, você descarta ou abre possibilidades de aproximação com políticos tradicionais ou que já estiveram no poder?
R: Não  se pode descartar nada, mas algumas coisas não posso abrir mão. por exemplo: Se for pra fazer igual aos outros prefiro ficar de fora, afinal mais do mesmo não resolve nossos problemas, entramos na política pra fazer tudo certo. Por isso creio que essas alianças são naturalmente quase impossíveis.

BPF:- você se considera uma opção viável para a população do seu município? Por quê?
R: Quem entende o que significa fazer política de fato, sabe que temos que mudar tudo, por esse motivo, sim.

BPF:- Caso você se torne candidato a prefeito, o que as pessoas não veriam ou ouviria em seu palanque/discursos
R: Demagogias, mentiras e discurso populista. Está mais que na hora do nosso povo ouvir a verdade.

BPC:- Deixe uma mensagem para as pessoas que sonham com dias melhores para o seu município.
R: Meus conterrâneos, se queremos mesmo um município organizado, funcionando de fato, com recursos aplicados e serviços de qualidade, precisamos observar de fato as intenções dos candidatos e isso é simples de fazer.
Um candidato que está disposto a gastar milhões em campanha eleitoral, que pretende comprar votos, que considera o dinheiro mais importante que sua própria consciência, não merece cuidar do nosso bem público, eu aconselharia a população votar e pedir voto aos candidatos que defendem uma campanha mais barata possível e que tenha coragem de dizer a verdade embora perca seu voto, pois podem ter certeza quanto mais se gasta na campanha mais se rouba na administração isso é um cálculo matemático bem simples, afinal ninguém tem milhões pra sair distribuindo pro povo sem a intenção de recuperá-lo depois.
Se você pensa assim também, se acredita que BREJO MERECE MAIS, então precisamos unir forças e mostrar do que somos capazes juntos.
Que Deus abençoe o Brejo e derrame sobre nós sabedoria para fazer a melhor escolha em 2020.

sábado, 11 de maio de 2019

Pr Ezequias Douglas parabeniza todas as mães Chapadinhenses pela passagem do seu dia

Deus concedeu à mulher a graça de ser mãe, para cuidar do ser que ele mesmo criou e deu super poderes que só mesmo as mães tem: Sentir a dor do filho, super paciência, super afeto, super proteção, entre outros. Parabéns mamães, vocês não são humanas, são anjos que Deus nos deu na terra.


     Pr Ezequias Douglas