quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Eleições 2020 agitam início de semana em São Bernardo (MA)


Enquete publicada na internet serviu de termômetro para as próximas eleições em São Bernardo (MA). Com cerca de 250 participações em duas horas, a pesquisa online apontou empate técnico entre dois nomes fora do establishment. Francisco Costa obteve 30,9% das intenções de voto, enquanto o pastor Welbert Couto ficou com 25,7%.

Na sequência apareceram o atual prefeito João Igor com 18,5%; Monteiro da Farmácia com 11,6%; Junior Esperança com 3,6%; e Zequinha do Protetor com 2,4%. Brancos e nulos representaram 3,2% das intenções.

Por não ser uma pesquisa de opinião feita com base na metodologia adequada para este tipo de análise, o resultado da enquete não sacramenta a vitória de Costa, mas coloca à frente da disputa dois nomes pertencentes a novos grupos políticos da cidade. Ou seja, os bernardenses seguem a tendência atual de não eleger políticos tradicionais, mas dão chances aos novos projetos.

O pastor Welbert Couto, que é presidente da Comunidade Evangélica Regenerados em Cristo - Cerc, afirma que sua pré-candidatura representa um projeto de governo voltado à população de São Bernardo, que padece há anos nas mãos de grupos políticos que querem apenas estar no poder.

"Já temos uma equipe de especialistas trabalhando no diagnóstico do município. Estamos coletando dados oficiais e formulando políticas públicas para resolver os problemas dos bernardenses. Chega de olhar para o próprio umbigo. Precisamos de um governo que cuide de seus governados", disse.

Couto ressalta que está trabalhando com quatro prioridades para o município. "Vamos resolver o problema do emprego, que, sem dúvidas, é o melhor programa social que existe. Temos um olhar especial para a saúde, com projetos viáveis nos âmbitos preventivo e curativo. Na educação nosso foco é melhorar a taxa de escolarização, evasão escolar e notas do IDEB. Por fim, estamos estudando projetos de sucesso em outros municípios na área de segurança pública. Não aceitaremos a impunidade e a pactuação com o crime, práticas da velha política".

*Rota eleitoral* - Segundo dados do IBGE, São Bernardo possui mais de 28 mil habitantes. Destes, cerca de 17 mil são eleitores. Segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral, somente em municípios com mais de 200 mil habitantes há possibilidade de segundo turno nas eleições majoritárias. Portanto, independente de alcançar maioria absoluta, ou não, quem obtiver mais votos leva a vaga no Executivo da cidade.

Créditos foto: Wilbert Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário