Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2018

POLÊMICA: SÍMBOLO MAÇÔNICO ERGUIDO NA PRAÇA DA BÍBLIA GERANDO REVOLTA DE EVANGÉLICOS

A poucos dias do aniversário de 80 anos de emancipação da cidade de Chapadinha. uma obra localizada na Praça da Bìblia no Centro de da cidade tem gerado polêmica e revolta entre os pastores e membros das Igrejas evangélicas de Chapadinha. Trata-se da construção de um...
..."Obelisco" (o Pênis de Osíris segundo a mitologia egípcia)  um símbolo considerado pagão pela Bíblia justamente em um local anteriormente criado para homenagear o símbolo maior dos cristãos que é a Bíblia Sagrada. A obra está sendo construída pela AFA - Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha com o aval da Prefeitura Municipal e do Prefeito Magno Bacelar. A Obra seria um monumento comemorativo aos 80 da cidade. Os Pastores e Evangélicos em geral do Município planejam se mobilizar e exigir a retirada do monumento do local. Este blog entrou em contato com alguns pastores de Chapadinha e apurou que os mesmos se dizem afrontados e que tal obra significa uma imensa falta de respeito com a comunidade Evangélica de Chapadinha. 

  
 

Saiba Mais sobre o Significado dos Obeliscos


A origem dos obeliscos está ligada ao antigo Egito, representando o primeiro raio de sol, que seria o primeiro contato do deus Rá com os homens. O símbolo também é cultuado por ocultistas e satanistas de todo o mundo.

Versão Maçônica da Mitologia Egípcia

Picture

Para entender por que
 o obelisco é tão importante para os maçons é preciso compreender a versão maçônica da mitologia egípcia detrás de seus rituais.

Osíris foi um rei do Egito que se casou com a sua irmã Isis. Set, seu irmão, pretendia roubar o trono e assim planejou a morte de Osíris. Ele enganou Osíris e o fez entrar numa caixa dourada. Assim que ele entrou, Set pregou a tampa da caixa e a atirou no rio Nilo. A caixa foi levada para Byblos, na Síria, de onde veio parar no tronco de uma árvore de Tamarisco ou árvore de Acasia, com Osíris morto ainda dentro. Isis descobriu o que Set tinha feito a Osiris, então ela partiu para encontrar o seu marido.

Uma visão a levou a Byblos, onde ela recuperou o seu corpo e o levou de volta para o Egito. Ah! Set o roubou e o partiu em quatorze pedaços, os quais ele espalhou por todo o Egito para impedir que Osiris voltasse à vida novamente. Isis recuperou todos os pedaços com a exceção de um – o pênis – e deu a Osiris um enterro adequado. Seu filho, Horus, vingou a morte de seu pai assassinando a Set. Outro filho, Anúbis, ressuscitou Osiris com o “aperto de leão”. Havendo triunfado sobre a sepultura, Osiris agora reina como rei e juiz dos ditos mortos. O pedaço de Osiris que Isis nunca recuperou foi o pênis, o qual Set havia jogado no Nilo onde foi comido pelos peixes. Sempre muito engenhosa, Isis inventou um órgão artificial em torno do qual os egípcios estabeleceram um culto ou festival. Daqui podemos dar um pequeno passo na conclusão de que a pedra “benben” ou obelisco era em si um símbolo fálico. Seja de Osiris, Ra ou fertilidade em geral, era um símbolo de paternidade “a pedra que gerou”.

Para os maçons que em 1800 estavam buscando no escuro alguma iluminação mística, o obelisco era o único símbolo arquitetônico de Osiris ainda em existência. E se, como alguns historiadores maçônicos afirmam, Hiram Abiff é realmente Osiris renascido, não poderia haver maior prova de ascendência maçônica no mundo moderno do que obeliscos egípcios impostos pelos maçons no coração das grandes cidades do ocidente. Estes também simbolizariam Boaz e Jachim, os dois pilares que os maçons dizem que foram construídos em frente do templo de Salomão, imitando os dois obeliscos na entrada dos templos egípcios.

Hoje, sociedades secretas como a Maçonaria, Rosacruces e outras organizações ocultas continuam a usar essas imagens para marcar pontos de governo, estruturas religiosas e praças ao redor do mundo. Obeliscos também são comumente utilizados para marcar os túmulos de maçons proeminentes.

Obeliscos e a Igreja Católica

Igreja Católica admite que os obeliscos foram “dedicados ao Sol por um rei egípcio” e que, no passado, “traziam grandeza fútil aos profanos templos pagãos”. O reerguimento dos primeiros obeliscos durante o reinado do Papa Sisto V (1585-90) foi acompanhado por rituais de exorcismo, bênçãos, aspersão de água benta e queima de incenso. Um bispo cantou diante do obelisco do Vaticano: "Eu o exorcizo para levar a santa cruz e permanecer livre de toda a impureza pagã e ameaças de iniqüidade espiritual".


O Obelisco que aparece na Bíblia, é conhecido como Postes Ídolos ou Imagem.

Originalmente, o obelisco estava associado com a adoração do sol, um símbolo de Baal (que era um dos títulos de Ninrode). Os antigos Sumerianos vendo que o sol dava vida às plantas e ao homem olhavam para o sol como um deus, o grande doador da vida. Para eles, o obelisco também tinha um significado sexual. Sabendo que através da união sexual era produzida à vida, o falo (o órgão masculino da reprodução) era considerado (junto com o sol) um símbolo de vida. Estas eram as crenças representadas pelo obelisco sumeriano.

A palavra "Imagem ou Imagens" na Bíblia é a tradução de várias palavras hebraicas diferentes. Uma destas palavras Matzebah, significa imagens de pé ou obeliscos (I Reis 14:23; Il Reis 18:4; 23:14; Jer. 43:13; Miquéias 5:13). Outra palavra é Harnmanim que significa imagens do sol, imagens dedicadas ao sol ou obeliscos (Isaias 17:8; 27:9).

Os gregos chamavam Jonu de Heliópolis, que quer dizer "Cidade Sol", visto que era o principal centro egípcio para a adoração do Sol. O nome grego Heliópolis corresponde ao nome hebraico Bete - Semes que significa "Casa do Sol". O livro bíblico profético de Jeremias fala sobre a destruição das colunas de Bete Semes que está na terra do Egito. Isso pode referir-se aos obeliscos de Heliópolis. “E quebrará as estátuas de Bete Semes, que está na terra do Egito;

Jeremias 43:13”.

Algumas Citações Bíblicas para "Obelisco":

Em vez disso, deverão destruir os seus altares pagãos, quebrem os obeliscos que eles adoram e derrubem os seus vergonhosos ídolos . Não deverão adorar outro deus senão só Jeová, porque é um Deus que requer uma lealdade absoluta e uma devoção exclusiva.” Êxodo 34:12 (O Livro)

Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.” Levíticos 26:1(Almeida Atualizada)

“Terão de deitar abaixo os seus altares pagãos, de quebrar os seus obeliscos, de destruir as suas imagens idólatras, de queimar tudo aquilo que adoram. Porque vocês são um povo santo, consagrado ao Senhor vosso Deus.” Deuteronômio 7:5 (O Livro)

Durante o seu reinado [Reboão] o povo de Judá, à semelhança de Israel, fez o que era mal e acendeu a ira do Senhor por causa do seu pecado, pois que foi pior do que o dos seus antepassados. Construíram nichos e obeliscosassim como estátuas e ídolos sobre todas as colinas e debaixo de cada árvore verde. Espalhou-se a prostituição masculina pela terra e o povo de Judá tornou-se tão depravado como as nações pagãs que o Senhor tinha expulso da terra para dar lugar ao seu povo.” 1 Reis 14:21 (O Livro)

tiraram as colunas que nela estavam, e as queimaram. Também quebraram a coluna de Baal, e derrubaram a casa de Baal, fazendo dela uma latrina, como é até o dia de hoje.” 2 Reis 10:26-27 (Almeida Atualizada). Na tradução O Livro lê-se “Após isso, penetraram no interior do templo e derrubaram o pilar usado para a adoração de Baal, queimando-o. Derrubaram o edifício e transformaram as ruínas em latrinas, permanecendo assim até ao dia de hoje.

O povo de Israel fez ainda secretamente muitas outras coisas erradas; construiram também altares dedicados a outros deuses, através de toda a terra . Colocaram obeliscos e imagens de ídolos no cimo de todas as colinas e sob a copa das árvores verdes; queimaram incenso aos deuses das outras nações que o Senhor lançara fora daquela terra quando Israel ali se instalou. Assim o povo de Israel fez muitas coisas más que provocaram à ira o Senhor. Sim, praticaram cultos idólatras a despeito dos avisos repetidos e específicos do Senhor.” 2 Reis 17:7 (O Livro)

Ezequias fez o que era recto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera David, seu antepassado. Tirou os nichos das colinas, derrubou os obeliscos, quebrou os vergonhosos ídolos de Asera, destruiu a serpente de bronze que Moisés fizera, pois que o povo até então lhe oferecia incenso queimado, chamando-lhe Neustan; ainda que o rei Ezequias lhes tivesse dito que não passava de uma simples peça de bronze.” 2 Reis 18:3 (O Livro)

 “Semelhantemente quebrou as colunas, e cortou os aserins, e encheu os seus lugares de ossos de homens. Igualmente o altar que estava em Betel, e o alto feito por Jeroboão, filho de Nebate, que fizera Israel pecar, esse altar e o alto ele os derrubou; queimando o alto, reduziu-o a pó, e queimou a Asera.” 2 Reis 23:14-15 (Almeida Atualizada). Na tradução O Livro lê-se Seguidamente tirou os nichos sobre as colinas a oriente de Jerusalém e a sul do monte da Destruição. (Salomão tinha feito erguer esses nichos a Astarote, a abominável deusa dos sidónios, e a Quemós, o deus execrável de Moabe e também a Milcom, o deus abominável dos amonitas.) Fez desaparecer os obeliscos e os vergonhosos ídolos de Asera; tornou esses terrenos imundos, espalhando neles ossos de cadáveres. Fez o mesmo com o altar e os nichos de Betel, que Jeroboão I mandara fazer e que conduziram Israel a pecar dessa maneira. Fez essas pedras em pó e queimou o repugnante ídolo de Asera.”

Deitou abaixo os altares pagãos sobre as colinas, derrubou os obeliscos e destruiu os vergonhosos ídolos de Asera.” 2 Crônicas 14:3 (O Livro)



Obeliscos ao Redor do Mundo


Acima da esquerda para a direita: Barcelona; Buenos Aires; Paris.
Acima da esquerda para a direita: Ohio; Washington DC; Miami.
Acima da esquerda para a direita: São Paulo; Pelotas; Belo Horizonte.
Acima da esquerda para a direita: Istanbul; Lisboa; Roma.
Acima da esquerda para a direita: Templo Karnak, Egito; Egito; Templo Luxor, Egito.

Fontes pesquisadas:
http://infotruenews.blogspot.com.br/2013/07/obeliscos-o-significado-detalhe-o-do.html
http://adalbernardes.blogspot.com.br/2015/12/o-obelisco.html

Um comentário: