Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Vargem Grande na manhã desta quinta-feira (5), segundo o Observatório Simológico da Universidade de Brasília (UNB). Este é o segundo tremor que acontece na localidade esta semana, dessa vez com magnitude 3 na escala Richter, menos forte que o da terça-feira (3), de 4.7 na escala Richter. O tremor de terra foi o mais forte registrado na história do Maranhão e provocou abalos físicos em Belágua (MA) e em, no mínimo, mais 10 cidades do Maranhão e Piauí.
O tremor registrado por volta das 9h50 em horário local. Vargem Grande fica localizada a 194,8km da capital. Desta vez, o tremor de terra não foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP ou pela Rede Sismográfica Brasileira, que confirmaram e emitiram relatórios oficiais no caso do tremor de terra registrado na terça-feira (3).
Os maiores tremores anteriores no Maranhão haviam ocorrido em Itapicuru em 1871 (magnitude 4?), em Alcântara em 1909 (mag= 3?), e perto de João Lisboa em 1981 (magnitude 3.4). Foi, portanto, um tremor incomum para o Maranhão embora de magnitude normal para o Brasil onde tremores ainda maiores, acima de magnitude 5, ocorrem a cada 5 anos em média. Os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo, são palco de atividade sísmica muito frequente, como atesta o grupo de sismologia da UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário